sábado, 7 de dezembro de 2019

Simbologia das cores e sua relação com as flores.

A cor depende da luz e da forma como é absorvida e refletida em uma determinada superfície. Os olhos vão captar as ondas eletromagnéticas que são refletidas e dependendo dos seus comprimentos de onda, vemos cores diferentes. 
No nosso cérebro, as cores podem despertar certas sensações e por isso têm significados diferentes. Elas têm a capacidade de transmitir sensações que tanto podem relaxar como estimular, alegrar ou entristecer as pessoas. Embora seu significado seja universal, de acordo com cada cultura, cada cor pode assumir aspectos diferentes. Por isso a importância de escolher corretamente a cor da sua flor.
Você já deve ter ouvido falar que vermelho é a cor do amor; laranja, da energia; amarelo, da alegria; verde, da esperança; azul, da tranquilidade; violeta, da religiosidade; preto, do luto; cinza, da seriedade; branco da paz... Será mesmo? Vamos a distinção de cada uma começando pelas cores primárias:

AZUL:
O azul representa tanto a expansão do céu como as profundezas do mar. Simboliza espiritualidade, pensamento, infinito, vazio, eternidade e transparência.
Por refletir transparência, uma parede pintada de azul claro pode parecer brilhar e desaparecer.
Para os budistas tibetanos, o azul relaciona-se com a sabedoria transcendente e com o vazio, o que decorre justamente da sua transferência.
Essa cor reflete o desejo de ser puro. No manto da Virgem Maria, o azul simboliza o desapego da vida mundana, pureza e paz.

AMARELO:
O amarelo representa o ouro, a luz, os raios brilhantes do Sol, a juventude, a energia, o esclarecimento e os deuses. Isso porque revela o poder divino ao atravessar o azul do céu.
É a mais quente, a mais expansiva e a mais intensa das cores, afinal transmite vida e calor.
A cor amarela remete ao Om. Este, que é o mantra mais importante da tradição indiana, é qualificado como dourado.
Na China é a cor imperial e do solo fértil. Antes de assumir esse aspecto positivo, no teatro, os atores pintavam o rosto de amarelo para mostrar que eram cruéis.

VERMELHO:
A cor vermelha, de modo geral, representa o guerreiro ou mártir, indica coragem e força.
Existem diferentes significados para o vermelho, inclusive no que respeita às tonalidades: vermelho claro brilhante e vermelho escuro.
Essas diferenças o tornam a cor mais ambígua. Isso porque são representativas, por um lado do amor e da sorte (vermelho claro) e, por outro lado, da guerra e do perigo (vermelho escuro).
Tal como o princípio do feminino e do masculino, da prata e do ouro, o vermelho escuro representa o noturno e o feminino. O vermelho claro, por sua vez, representa o diurno e o masculino.
O vermelho é o fogo, o sangue, o calor, o romance, a paixão, a juventude, a beleza e a emoção.
Usar uma peça vermelha na festa de Reveillon indica o desejo de desfrutar de muita paixão ao longo do ano que se inicia.
Na cromoterapia, terapia através das cores, o vermelho é uma cor poderosa e usada para ativar a circulação e estimular o sistema nervoso.
Seu uso excessivo deve ser evitado, pois pode provocar nervosismo e ansiedade. Isso nos remete a uma pessoa com a face vermelha, que é alguém com raiva ou envergonhado.
Na Ásia, o vermelho é a cor da sorte e da alegria. Os budistas o consideram a cor da criatividade, enquanto no Japão somente mulheres e crianças se vestem de vermelho.
O vermelho está presente no cotidiano. O semáforo, botões de emergência, sinais de advertência ou de perigo também são sinalizados de vermelho.

VERDE:
Verde é a cor da esperança, da natureza e do dinheiro.Para cristãos, representa o triunfo da vida sobre a morte e, logo, da renovação e do renascimento. É utilizada na Epifania (tempo litúrgico após o Natal) e no domingo depois do dia de Pentecostes.
Trata-se de um símbolo sagrado do Islamismo. É a cor do manto e do turbante de Maomé, que representa renovação espiritual.
Por esse motivo, é a cor mais importante para essa religião. Para os islamitas, a cor verde representa fertilidade, conhecimento espiritual, bem como o paraíso. Acredita-se que, ao entrar no Paraíso, as pessoas levam vestes verdes.

LARANJA:
A laranja é uma cor alegre que simboliza equilíbrio entre libido e espiritualidade.
A sua tonalidade abrange as cores amarela e vermelha, estabelecendo um ponto de equilíbrio entre ambas.
Assim reflete a harmonia entre a paixão do vermelho e a divindade do amarelo.
Essa é a cor das túnicas dos monges budistas, representando a renúncia dos prazeres.
Além disso simboliza a fidelidade, na medida em que esse é o significado.
Nesse sentido acresce que os vestidos das noivas romanas eram dessa cor.
Curiosamente, o laranja também pode representar justamente o oposto, ou seja, luxúria e infidelidade.
Isso porque segundo comprovações históricas, as vestes de Dionísio eram laranja, pois a tentativa de encontrar o equilíbrio era feita nas orgias do deus grego do vinho, Baco para os romanos.
Da mesma forma, o laranja tem o sentido da luxúria que foi transformada pelo casamento.
Na Inglaterra, o alaranjado está presente na coroa dos reis, em que simboliza equilíbrio.
Para os indianos, o laranja representa o segundo chacra localizado na zona genital e, portanto, está associada à energia sexual.
Na festa do Reveillon a cor laranja pode ser usada para quem quer ter muita energia no ano novo.
Além de outros sentidos que a cor carrega, a busca de energia é o principal deles, afinal trata-se de uma cor que transmite vitalidade.

VIOLETA:
cor violeta simboliza o equilíbrio entre a matéria e o espírito, a terra e o céu, os sentidos e a razão. Composta pela igual proporção entre o vermelho e o azul, violeta é também a cor que simboliza a temperança, a lucidez, as ações refletidas.i
Simbologias de violeta:
No Tarot, o Arcano XIII, carta da temperança, é um anjo que segura em cada uma de suas mãos um vaso, de um lado tem flores azuis e do outro lado vermelhas, entre eles um fluido vital é trocado. Esta força vital vem da junção das cores, que cria o violeta, equilibrando o vermelho, cor que representa tudo que é relativo ao terreno, e o azul, que representa o celeste.
violeta é o símbolo da alquimia, e este significado também está relacionado com as fusões e equilíbrio perfeito das cores, ou na troca contínua e eterna entre o céu e a terra.
Observando-se o horizonte do ciclo da vida, o violeta está no lado oposto ao verde, simbolizando a passagem da vida para a morte, ou seja, uma involução, enquanto o verde simboliza a evolução.
Violeta é a cor do segredo, é através desta cor que vai se realizar o mistério da reencarnação, ou da transfusão espiritual. Por isso, a cor violeta e a própria flor violeta estão associadas à doutrina espírita.
A cor violeta também é a cor do manto que reveste Jesus Cristo quando assume a sua encarnação e passa pelo sacrifício. Por isso, o violeta, juntamente com o dourado, é a cor usada nas comemorações religiosas da sexta-feira Santa, e é uma cor que simboliza o clero e a nobreza.
O violeta, por esta associação com a morte de Cristo, também simboliza nas sociedades ocidentais a cor do luto, representando a morte enquanto uma passagem.
ROSA:
Rosa no Ocidente, é uma das cores usadas para expressar feminilidade. É por isso que as meninas bebês costumam ser vestidas com essa cor, que carregada beleza e delicadeza, características que estão associados ao gênero feminino.
É uma cor cheia de magia e de inocência. Isso porque marca presença nos contos de fadas e de princesas.
Além de transmitir feminilidade, o cor-de-rosa também simboliza romantismo, especialmente o rosa claro, visto que rosa escuro (também chamado de pink) transmite sensualidade. Já o vermelho, é a cor que representa o amor carnal.

BRANCO:
O Branco simboliza tanto ausência de cor como a soma das cores, por isso, ele pode constar nas duas extremidades do círculo cromático, como numa alusão ao início e ao fim. Assim, algumas culturas o usam no luto, porque a morte precede a vida eterna.
O branco é uma cor positiva e transmite segurança, limpeza e calma. É a cor da graça, dos anjos e da manifestação divina.
Na tradição cristã, o branco representa pureza, inocência e virgindade, de modo que não só as noivas se vestem de branco, como as crianças são batizadas e fazem a primeira comunhão com vestes nessa cor.
No Islão, o branco simboliza pureza e paz, porém, as viúvas hindus se vestem de branco para mostrar a sua perda, visto ser a cor do luto no hinduísmo. Na China, bem como no Japão e na Índia, o branco também representa a morte e o luto, tal como já o foi primordialmente na Europa.
Saiba mais em Símbolos de Luto.
O branco - pureza e santidade, contrasta com o preto - sombrio e malévolo.
pomba branca é o símbolo da paz e a bandeira branca é um símbolo de rendição, cujo uso está registado na Convenção de Genebra.
cavalo branco, por sua vez, representa as conquistas do homem. Já foi considerado o portador da morte, em sonhos, mas atualmente está associado ao talento e à sorte. É branco o imponente e majestoso cavalo do deus Apolo, o mais conhecido deus da mitologia grega.

PRETO:
O preto é a ausência de toda a cor ou luz e, em todo o mundo, está associado ao mal. É a cor do mistério, da penitência, da condenação, da angústia e representa o submundo.
Por outro lado, representa fertilidade, autoridade e sofisticação.
Simboliza o luto, tanto no Cristianismo como no Islamismo. Para os islamitas, além de simbolizar tristeza, também é um talismã contra o mau-olhado.
Na Astrologia, o negro simboliza Saturno, numa referência ao deus Saturno, que é a divindade grega da velhice e da morte.
Até mesmo os animais dessa cor estão associados a aspectos negativos. É o que acontece nos países árabes, onde acredita-se que os cães pretos trazem a morte no interior das famílias e as galinhas pretas são usadas para fazer feitiçaria.
No Japão, dentre vários aspectos negativos, o preto simboliza catástrofes.
Na sua origem, no entanto, o preto simbolizava fecundidade e também reflete poder e autoridade.
No Antigo Egito, preto é a cor da ressurreição e da vida eterna. Isso é explicado pelo fato de que os egípcios entendiam que a vida emergia da escuridão. Assim, estava associada à deusa da fertilidade.
É considerado o oposto do branco, que representa a pureza e a santidade. No Yin Yang o encontro do preto e do branco representa a união de energias opostas que geram a vida.
Yin, a parte preta do símbolo, é o princípio feminino.
Na África, a cor da morte é o branco. Mas, além disso, para os africanos a cor preta tem o poder de levar a morte para longe, de modo que está associada à cura.
O preto no Ano Novo indica má sorte e ao mesmo tempo, independência. Isso porque, sendo ausência de cor, não depende das outras cores.

Agora que você sabe um pouco mais sobre as cores é só escolher a flor.

Fonte: Dicionário dos Símbolos.

niteroiflores.wordpress.com
https://instagram.com/niteroiflores
https://www.facebook.com/niteroiflores
https://niteroiflores.negocio.site/

Nenhum comentário:

Postar um comentário